Coordenador : Susana Maria Maia
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 389695.2199.274836.24022023
Departamento/Setor: RIR
Área Temática : Direitos Humanos e Justiça
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Territórios quilombolas de Sobara e Maria Joaquina, população quilombola destes dois territórios, prioritariamente mulheres e jovens. Quilombo Sobara com cerca de 131 famílias, e Quilombo Maria Joaquina, com aproximadamente 150 famílias.
Local de atuação: As ações do presente projeto acontecerão junto aos Quilombos de Sobara (Araruama) e Maria Joaquina (Cabo Frio) e às atividades integrativas junto à UFF Campus Niterói e UFF Campus Rio das Ostras.
Objetivo
Objetivo Geral: Fortalecer as ações de organização comunitária dos Quilombos Sobara (Araruama) e Maria Joaquina (Cabo Frio) por meio de processos de formação, mobilização e ação participativa desenvolvidas a partir de assessoria interinstitucional e inter-profissional contínua e sistemática. Objetivos Específicos: - Incentivar e contribuir com a organização das comunidades em torno da luta pela titulação das terras, fortalecendo a mobilização comunitária bem como as associações quilombolas dos Quilombos Sobara e Maria Joaquina. - Dar continuidade ao processo de sistematização de Diagnóstico Social e Territorial das Comunidades a partir da metodologia de pesquisa-ação participativa e de educação popular, envolvendo os próprios quilombolas. - Articular estratégias que corroborem com a prevenção e quebra do ciclo do trabalho escravo contemporâneo. - Desenvolver atividades que respondam a demandas das comunidades em torno de formação para a juventude quilombola. - Realizar oficinas em torno da organização e dinâmica política e cooperativada das mulheres para fins de geração de renda. - Desenvolver um processo de formação sistemática da equipe de execução e lideranças comunitárias de forma a contribuir para o monitoramento e execução das ações previstas.
Resumo
O presente projeto é uma iniciativa inter campi, envolvendo docentes e estudantes dos cursos de Serviço Social de Rio das Ostras e Niterói. O projeto tem por objetivo contribuir para o processo de organização territorial, política, social e cultural das Comunidades Quilombolas de Sobara (no município de Araruama) e Maria Joaquina (no município de Cabo Frio), na perspectiva da luta pela terra e titulação dos seus territórios tradicionais. Por meio de uma articulação interinstitucional e inter-profissional, procura-se desenvolver um trabalho integrado que tenha como eixo o fortalecimento da organização, formação e mobilização comunitárias e a ampliação do acesso às políticas públicas. Numa perspectiva de trabalho contínuo e sistemático, o Projeto visa neste ano, dar continuidade às ações de formação, elaboração do Diagnóstico Social e Territorial das Comunidades e ações de organização de jovens e mulheres, na perspectiva da produção e cooperação. Lotado no Departamento Interdisciplinar de Rio das Ostras, o projeto é vinculado ao Grupo de Pesquisa CNPq/NEAB através da linha: Comunidades Quilombolas: aspectos históricos formadores, identidade e memória, organização e lutas cotidianas. Espera-se, por meio de um conjunto de ações extensionistas e de pesquisa, propiciar espaços de troca e conhecimento, integrando estudantes, professores, comunidades, organizações da sociedade civil e instâncias governamentais.